Testamos a nova KX 450F 2019 | Confiram tudo da nova moto verde

A nova Kawasaki KX450 2019 foi projetada com apenas um objetivo em mente: levar pilotos ao topo do pódio. Ao longo de 40 anos as KX foram extremamente bem-sucedidas fazendo isso, e para manter este patamar na classe mais competitiva do motocross a KX450 2019 foi completamente atualizada e aprimorada. 

O novo motor de 449 cm³ adiciona potência e controle, enquanto o novo chassi mais leve e rígido     


A Kawasaki KX450 2019 estará à venda nas concessionárias da marca a partir desta segunda quinzena de novembro por R$ 43.990,00. 

MOTOR

O novo motor de 449 cm³ eleva a potência máxima em 3,4 cv, enquanto a curva de torque mais plana torna as acelerações ainda mais suaves e fáceis de serem controladas. Admissão, comando, válvulas, pistão e exaustão revisados resultam em performance sem precedentes.    

·      Atuadores de válvula do tipo finger-follower (“balancim seguidor”), originalmente projetados por engenheiros da Kawasaki nos mundiais de Superbike e MotoGP, permitem o uso de válvulas de titânio de maior diâmetro e cames de perfil mais agressivo. 

·      As válvulas de admissão tiveram diâmetro aumentado de 36 mm para 40 mm e as de exaustão de 31 mm para 33 mm, com maior deslocamento. O peso do conjunto comando/válvulas foi reduzido.

·      Admissão redesenhada, elemento mais fino para filtragem de ar, válvula do acelerador com diâmetro elevado de 43 mm para 44 mm e adoção de injetores com capacidade aumentada em 20% também ajudam a alcançar maior potência.

Caio Lopes, piloto da equipe Rota Kawasaki sentindo toda a performance da nova moto!

·      O pistão tem o mesmo desenho usado nas motos da equipe de fábrica no Mundial de Motocross, que resulta em mais resistência e menos peso (de 259,8 g para 243 g). Atrito reduzido pela adoção de bronzinhas também contribui para o ganho de potência. 

·      O coletor de escapamento alongado (590 mm para 695 mm) favorece as respostas ao acelerador em baixas rotações.

·      Outras novidades incluem partida elétrica e embreagem de acionamento hidráulico, que se somam ao pacote completo já oferecido com controle de largada e seleção de três mapas na ECU, que podem ser reprogramados escolhendo entre os modos standard, hard e soft ou com o uso do kit de calibração*.

 

CHASSI

Completando o motor mais potente, a leveza nas manobras reforça a aptidão da KX450 2019 para tempos de volta mais rápidos. Para a adição de recursos como a partida elétrica foram feitos esforços que reduziram o ganho de peso ao mínimo, resultando no chassi de KX450 mais esguio já produzido.

Cerca de 850 g foram retirados do chassi e componentes, enquanto outros 930 g foram removidos de motor, admissão e exaustão. No total o modelo 2019 soma apenas 109 kg em ordem de marcha. Suspensões, freios e ergonomia também foram aprimorados.

·      O novo chassi perimetral de alumínio é uma evolução do projeto anterior com rigidez revisada e uso do motor como parte estrutural. Trata-se de uma composição de peças forjadas, extrudadas e fundidas em busca do balanceamento ideal de peso e rigidez. O novo braço oscilante também contribui para a rigidez e melhoria da tração.

“Ando de moto apenas como hobby, mas pela minha estatura prefiro motocicletas de 450cc, mesmo não tendo ritmo para tocar uma moto dessa potência, porém me senti muito confortável com a nova KXF pela sua distribuição de potência bastante linear e progressiva. A ciclística me surpreendeu, em alguns momentos parecia que estava guiando uma 250cc e não uma 4.5! Realmente incrível, destaco a partida elétrica, a embreagem hidráulica, os freios e as suspensões que voltam a ser óleo e mola! – Disse, Tiago Lopes, repórter fotográfico do site Show Radical e praticante das modalidades em 2 rodas!


·      Uma KX450 mais potente requer aprimoramentos na tração de dianteira e traseira que assegurem a transferência de mais força para o solo. O eixo dianteiro de maior diâmetro (20 mm para 22 mm) vem dos times de competição de fábrica, enquanto a suspensão traseira reprojetada com novo link e mais curso beneficia a tração atrás.

·      O novo garfo dianteiro de 49 mm tem o mesmo diâmetro dos tubos das equipes de competição de fábrica, maior e que permite o uso de pistões também maiores para o amortecimento, resultando em atuação mais precisa e firme.

·      Amortecedor traseiro do modelo 2019 permite dois ajustes de compressão separadamente, para amortecimento de baixa e alta velocidade. 

·      Disco de freio traseiro semi-flutuante aumentado de 240 mm para 250 mm de diâmetro e novo cilindro-mestre dianteiro, para maior precisão inicial, se juntam para elevar a performance de frenagem da KX450 a outro nível.

·      Nova bateria de lítio: além de super leve, o que contribui para a economia de peso do conjunto, possibilita o uso da partida elétrica na motocicleta.

 ERGONOMIA


O design completamente novo foi criado para facilitar a movimentação do piloto. Superfícies longas e suaves ajudam os movimentos para trás e para frente.

·      Tanque mais baixo e plano, possível graças à bomba de gasolina reprojetada para ficar mais compacta, facilita o posicionamento à frente. Aletas mais estreitas e próximas do chassi também auxiliam as pernas a se firmarem. Até o desenho das tampas do motor foram pensadas para maior suavidade, não impedindo a movimentação.   

·      A KX450 2019 oferece quatro posições de ajuste do guidão Renthal: 25 mm à frente, 15 mm à frente, standard e 10 mm atrás. As pedaleiras estão 5 mm mais largas e foram reposicionadas 3 mm atrás; podem ser ajustadas 5 mm mais baixas. Tudo para que o piloto encontre a posição ideal.  
 

ESTILO


Completando o novo design da KX450, gráficos ao estilo da equipe de fábrica asseguram que a moto mais equilibrada do paddock reflita seu elevado nível de performance. Acabamento verde nos ajustadores das suspensões e outros componentes, e aros de roda pretos como nas motos da equipe de fábrica, reforçam a qualidade de produção dedicada à KX 450 2019.

Assista ao vídeo oficial do lançamento da moto no Brasil:

Fotos e vídeo: ADS Productions e Tiago Lopes

Para comprar a sua indicamos a concessionária Rota Kawasaki – Fone: (11) 4522.1500
ou a revenda autorizada: JP Racing – Fone: (11) 4787-5445 | Ambas parceiras e anunciantes do site Show Radical já com pronta entrega na KX 450F 2019! #corra