Show Radical 10 Anos, conheça a história

Por: Giovanna Ferreira Soares, jornalista do site Show Radical.

Quem já teve a oportunidade de apreciar uma competição de motocross, ou mesmo de ciclismo, conclui que se trata sempre de um grande espetáculo, de muita emoção. Agora, já pensou no que resultaria a junção desses dois esportes em um único canal de comunicação, com fotos de eventos, vídeos, entrevistas e muito mais? Então, a resposta está aqui: Show Radical, onde a notícia sobre o mundo das duas rodas chega com velocidade e muita adrenalina.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
O início de tudo nas fotografias e nas coberturas de eventos pelo antigo Jornal Show Radical.

Neste mês de Janeiro o Show Radical, que vocês todos já conhecem, está completando 10 anos de sucesso. O idealizador sempre focou em todos estes anos nos pilotos, nos atletas, em fãs, marcas, patrocinadores, mas hoje aqui vamos focar nele: Tiago Lopes. Em duas modalidades que o extremo de controle, força, resistência e reflexo fazem toda a diferença, este profissional é um exemplo e com certeza está fazendo a diferença no esporte.

O projeto veio deste mineiro, de 30 anos, natural de Varginha, apaixonado pelo mundo das duas rodas. Aos 4 anos começou a pedalar com sua bicicleta de cross pequena que ganhou depois de muito insistir e pedir para o seu pai. Os anos foram se passando, e com 10 anos Tiago já estava presente em competições e apaixonado pelo motociclismo. Mas para ser praticante da modalidade, era necessário uma condição financeira da família favorável para comprar uma moto e os equipamentos necessários. Infelizmente, uma moto não estava nos planos da família, então Tiago se dedicou por completo ao mundo do ciclismo. Com 12 anos era um garoto fascinado pela dedicação, adrenalina, emoção, e já com uma bike nova começou a se aventurar pulando rampas.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Tiago Lopes (editor Show Radical) e Anderson Souza (atleta profissional de BMX hoje). 2006

Mesmo não competindo, ele insistia para o seu pai, o Senhor José Vitor para levá-lo em algumas provas, e então assim começou a criar a sua rede de contatos, conhecendo pessoas importantes no motocross como Tunico Miranda. Logo mais aos 16 anos conheceu no ciclismo Anderson Ezequiel, pai do seu amigo Andinho Souza, ciclista, praticante do BMX. Tiago criou desde então uma amizade muito forte com esse cara que sempre motivava o jovem no esporte e o impulsionou a criar uma mídia voltada totalmente ao esporte. Tiago com apenas 19 anos, completamente apaixonado por Bike e Moto, não pensou duas vezes e seguiu a ideia do amigo com a cara e coragem. Foi então, que em Janeiro de 2007, surgiu o Show Radical, uma das mídias mais completas do cenário esportivo do país voltado ao mundo das duas rodas.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Wallace Miranda um dos maiores nomes do MTB nacional e internacional em 2009 com um exemplar do Jornal Show Radical.

No decorrer dos anos, até em 2010, muitos já sabiam da existência do Show Radical através do jornal que era distribuído e encaminhado para grandes empresas do ramo. O foco no início era bem regional, através da distribuição de material impresso, mas levava nas provas e entregava nas mãos de grandes pilotos profissionais. Eles viam o jornal, mas como o Tiago não tinha proximidade com eles, automaticamente não ganhava credibilidade.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Grandes nomes do FMX nacional, Joaninha, Negretti e Cyro de Oliveira.

Em 2012, o Show Radical teve sua grande oportunidade de visibilidade através do Tunico Miranda ao participar de um evento importante para o calendário da modalidade que era a Copa Racing, que logo em seguida virou a Copa Minas Gerais de Motocross. Ambos eventos eram promovidos por Cássio Marques, conhecido como Cassinho, que abriu as portas na Copa MG para que o trabalho do Tiago começasse a ganhar espaço, respeito e admiração pelos fãs do esporte.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Cris Guedes a musa das motos esportivas conhecida por Cris R1, parceira de longa data da mídia.

O ano foi marcante ao ter essa oportunidade, mas foi também o período de maiores dificuldades, tanto no pessoal, quanto no profissional. Infelizmente, diante a situação que estava vivendo, cheio de problemas, Tiago pensou que não conseguiria continuar com o Show Radical, jornal e site, mas a sua estrela interior nunca se apagou. Ele confiou em Deus, no seu talento, e com muita força de vontade conseguiu se reerguer. Após cortarem a produção do jornal, fazerem uma reformulação no site, os gastos mensais diminuíram e assim decidiu arriscar nos investimentos em publicidade online para divulgar o Show Radical.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nada na vida é por acaso, e o Tiago tem essa certeza por lhe sentir presenteado por Deus por em um ano que arriscou e obteve grandes resultados:

“Considero que ganhei um prêmio de Deus porque me colocou numa crise particular em um ano de ascensão da rede social. Foi um ano de revolução onde reestabeleci o meu sonho e acertei”.

Após conhecer grandes pilotos, e estar envolvido com os principais empresários do ramo, Tiago conseguiu espaço, também em 2012, em uma das equipes mais fortes do motocross, a do Fábio Santos. Tiago já conhecia a família do piloto desde 2006, e os anos foram se passando, a amizade se intensificando, os ideais se cruzando e ambos tinham necessidades profissionais. O Moranguinho, como é conhecido no meio, precisava de um profissional para divulgar o seu trabalho, e o Tiago precisava mostrar o seu trabalho para os outros pilotos e marcas, foi aí então que surgiu uma parceria de sucesso. A carreira do Fábio sempre foi administrada pelo seu pai, o Gilberto, que preocupa muito com a imagem do piloto. Giba viu então a oportunidade de uma parceria forte, onde ele levaria o amigo da família e profissional do ramo em todas as provas, e assim consequentemente ganharia espaço, visibilidade e se tornaria o gerenciador de mídia do Moranguinho. Claro que essa proximidade deu resultados para os dois lados, e hoje são pessoas muito próximas e consideram-se um da família do outro.

A imagem pode conter: 3 pessoas
Em 2013, na Copa MG, com a abertura que o seu amigo Cassinho lhe deu em seu evento, Tiago conheceu as grandes mídias, donos de sites que sempre seguia, e que atualmente são concorrentes do Show Radical, mas ele garante que são mais que isso:

“Os meus concorrentes são os meus espelhos. Foi através desses sites que aprendi a trabalhar, vi como eles faziam, acompanha tudo ao mesmo tempo, e hoje consegui chegar onde estou. Hoje comemoro 10 anos de história com o Show Radical graças a esses aprendizados”.

Em 2015, Tiago Lopes recebeu um dos convites mais sonhados para qualquer profissional do ramo da comunicação: ser o fotógrafo oficial da Confederação Brasileira de Motociclismo. Óbvio que ele aceitou e ficou muito feliz pela conquista, pois ocupar um cargo daquilo que sempre fez dentro da Confederação Nacional, era uma conquista. Graças a esse convite, o Show Radical conseguiu se unir ao grupo das principais mídias do País.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Tiago nunca se contentou com a zona de conforto, pois sempre se inspirou, estudou e batalhou muito. Mesmo com dificuldades que apareciam no caminho, não desistiu e ele hoje conquistou o seu espaço no cenário esportivo, onde é respeitado e admirado por pessoas que sempre admirou. Foi através do Show Radical que se capacitou muito e assim foi ganhando credibilidade ao realizar a cobertura dos maiores eventos do País, divulgando resultados, fotos, vídeos e fazendo entrevistas exclusivas. As amizades do Tiago são inúmeras, pois estão presentes de maneira geral no esporte, e isso faz toda a diferença.

Quando começou no esporte, principalmente ao se expor como mídia, Tiago admirava muito pilotos profissionais que hoje tem o respeito deles. Um dos caras que mais idolatrou foi o Antônio Jorge Balbi, o Balbi. Hoje temos uma amizade, contato direto, pois um já ajudou o outro. Atualmente ele é da Kawasaki Brasil, e o Tiago é assessor de mídia dos pilotos off road. Conseguiu com o seu trabalho, sua força de vontade, e com a sua insistência, surpreender muitos pilotos, inclusive o Balbi. Hoje o piloto o respeita e o admira.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
Outros ídolos que hoje fazem parte do círculo de amizade do Tiago são: Talles Vilardi, Jean Ramos, o Fabinho Santos e o Hector Assunção. Esses são alguns pilotos que no início pareciam intocáveis para um repórter esportivo, fã de esporte e hoje todos sabem quem é Tiago do Show Radical.

No ciclismo, o Renato Rezende é um atleta que já ajudou muito o Tiago em sua vida pessoal, e ele o considera uma referência no esporte. Além dele tem também o Andinho, que cresceram juntos e são considerados irmãos. No downhill, o Wallace Miranda era um cara que Tiago acompanhava pela televisão, na Descida das Escadas de Santos, e hoje ambos são amigos e existe um carinho imenso pelo outro.

Como idealizador do site ele afirma que as maiores conquistas do Show Radical acontecem diariamente quando se levanta e segue o plano com determinação de prosseguir com o que tomou rumo de fazer há anos atrás:
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, bicicleta
“É o carinho do público e de todos que respeitam o nosso trabalho, nos apoiam, nos valorizam. Eu acordo e meu foco é fazer o Show Radical acontecer. O reconhecimento do público é a maior conquista. Ter o carinho e respeito de quem vive e acompanha o nosso trabalho é fascinante, não tem preço. Desde clientes, fãs, parceiros, patrocinadores, amigos, e apaixonados pelo esporte fica o meu muito obrigado”.

Quem conhece o Tiago no pessoal sabe que é uma pessoa que se dedica 100% ao Show Radical, ele vive o Show Radical em todos os momentos do seu dia, desde o acordar ao se deitar. Seja pedalando, ou acelerando, sempre está com o mesmo pensamento. Um cara amigo, batalhador, dedicado, carismático e determinado. Tudo que faz tem vínculo com o objetivo de destacar os parceiros, marcas e apoiadores do Show Radical. É desta forma que ele conquista todos ao seu redor com sua alegria contagiante, seu amor pela profissão e acima de tudo com a sua humildade, pois sabe aceitar críticas, sugestões, opiniões de profissionais mais experientes e assim cresce cada vez mais:

A imagem pode conter: 3 pessoas
“Sempre faço o meu comercial, independentemente de onde eu estiver. Quem me acompanha pode observar que com certeza estou incentivando o esporte ou principalmente incentivando os atletas e pilotos a utilizarem produtos de qualidade”.

Mesmo sendo super atarefado, Tiago encontra na sua rotina uma maneira de exercer a humanidade:

“Mesmo na correria do dia a dia com eventos, provas, ensaios fotográficos e muitas horas em frente ao computador gerando conteúdo para o Show Radical, eu faço planos futuros como ter um projeto contra drogas, por exemplo. Atualmente o que consigo fazer para ajudar é apoiar uma escolinha de bicicross que tem na minha cidade, onde faço doação de produtos e peças que não uso e sei que serão essenciais para o desenvolvimento do esporte para crianças carentes. Esses produtos eu recebo dos meus patrocinadores, as grandes marcas que acreditam no meu potencial como profissional e no Show Radical como mídia de exposição influenciadora. Procuro sempre fazer a caridade dentro do esporte, pois assim me torno uma pessoa melhor e sei que estou contribuindo para deixar o meu legado no esporte”.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé
Como foco e determinação, o Tiago terá muito trabalho pela frente, pois a história do Show Radical só está começando e todos nós, fãs, admiradores do seu trabalho temos a certeza de que muitas outras conquistas virão nos próximos anos.

Além de um profissional brilhante, Tiago é um pai exemplar. Quem o acompanha nas redes sociais com certeza já viu alguma foto dele com a Bárbara, sua filha de 4 anos, que é linda e orgulho do paizão.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e atividades ao ar livre
“Como pai procuro sempre ser o mais parceiro possível. Principalmente pela Barbara ser uma criança especial, com deficiência auditiva, procuro dar muita atenção. Sou uma das pessoas da família que tem a melhor relação com ela. Como forma de educar, ensinar, dar exemplo, tenho objetivo de colocá-la em uma escolinha de mountain bike, um esporte com um risco bem menor e que dá uma educação física de manter dieta, de pedalar, fazer exercício, se afastar de baladas e drogas. Quero usar o esporte para isso ao continuar criando minha filha. Não sei o que ela vai se tornar, mas eu vou incentivá-la muito”.

Para se obter uma carreira de sucesso, um profissional não precisa apenas de força de vontade, precisa do fundamental: apoio dos familiares e amigos. O Tiago sempre teve quem te motivasse e o incentivasse a focar nos seus sonhos.

“Família para mim é todo mundo que está disposto a ajudar nessa caminhada, e deles tenho total apoio. Eu sai de dentro da minha família de sangue, para conquistar outras famílias. Mesmo os meus pais não sendo do mundo, sempre estiveram comigo. Minha mãe tem muito medo de eu me machucar, mas sempre me ensinou o certo. Meu pai gosta muito do meu trabalho, sempre me incentivou e hoje o que sou aprendi muito com ele, pois me ensinou a ser justo, honesto e devo muito a ele por isso.

A imagem pode conter: 2 pessoas, barba, chapéu e close-up
O pai do Tiago quando o incentivou na fotografia pensou que o filho faria fotos de eventos sociais, mas graças a Deus e para a nossa sorte ele veio para o esporte. Fotógrafo brilhante, sabe registrar da melhor maneira e pelos melhores ângulos os momentos mais incríveis da essência das modalidades, e isso o faz ser um profissional diferenciado. Sempre atento ao mundo do esporte, procura sempre manter o site atualizado com tudo que é relacionado ao mundo da bike e da moto. E garante, com a fotografia teve uma aprendizado importante:

“Atuar com a fotografia esportiva eu aprendi que com a câmera na mão eu consigo mostrar em imagens o que é o esporte na minha vida, e na minha mente”.

Em 10 anos de Show Radical, muitas coisas aconteceram na vida do Tiago, tanto como ser humano, como profissional. Sua maior motivação para correr atrás dos sonhos independente de qualquer coisa é ter a certeza de que nada é impossível.

A imagem pode conter: 4 pessoas, atividades ao ar livre
“Realmente foram muitos momentos que me marcaram. Um dos principais foi o momento que pude perceber que ganhei respeito de quem eu respeitava. Caras que eu babava ovo no início, estavam se aproximando de mim pedindo fotos pois curtiam o meu trabalho. Graças a Deus estou vivendo uma ascensão na minha vida de uma moleque que pulava rampas de bicicleta, para uma pessoa importante para o esporte de duas roda do país. Não digo minha foto, meu site, mas tudo o que faço está ficando importante para o cenário do esporte. Isso que importa para mim, quero continuar contribuindo junto com outros profissionais do mercado”.

Com uma década de história, Tiago diz que depois que surgiu o Show Radical ele começou a viver de verdade, e aprendeu que independente da condição, a vida é para viver um sonho. Viver para trabalhar e pagar contas é desperdiçar a vida.

Os principais fatores que deram credibilidade para o Tiago no esporte foi que sempre procura ser o mais justo possível, é honesto, sempre honra com as suas palavras e seus compromissos. Sem as marcas que confiam no nosso trabalho não existiria o Show Radical.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo
Então, essa é a história de sucesso de Tiago Tavares Lopes, mais conhecido com Tiago Show Radical. Eu, Giovanna Soares, graduada em comunicação social – publicitária, jornalista e radialista, me sinto lisonjeada em ter a oportunidade de mostrar para vocês um pouco de como tudo aconteceu e como conseguimos chegar até aqui. Para mim hoje foi um prazer imenso em poder contar um pouquinho da vida do Tiago e consequentemente do Show Radical. Eu sempre digo, que além de ser comunicóloga, ter MTB, ter DRT (ambos são registros profissionais no Ministério do Trabalho), eu sou apaixonada por esportes e escrever sobre essa marca histórica do Show Radical é uma conquista pessoal. Quantas vezes deixei de ficar em um quarto fechado para comer poeira, quantas vezes corri risco de ser atropelada por ciclistas e pilotos, mas tudo isso é paixão pela profissão. Tiago é um profissional exemplar, e com ele aprendo mais que dentro de uma faculdade. O importante é ser mestre no que faz, e Tiago, parabéns você é o mestre das duas rodas.

Tudo que vejo acontecendo com o Show Radical me orgulha imensamente, pois todos sabem que é formado por um time de pessoas que admiram o crescimento do esporte, a evolução midiática, o surgimento de novas tecnologias e acima de tudo são humildes ao ponto de saberem que ouvir é importante pois aprendemos diariamente um com os outros. Falar que um site tem inúmeros seguidores, fãs, determinado número de compartilhamentos, e outras informações relevantes para fascinados com status, para mim, sinceramente não faz a diferença nenhuma. Eu diria que o Show Radical não é apenas um canal de comunicação, é um meio de interação, de amizade, de compartilhamento de informações, divulgação de produtos de qualidade, espaço reservado aos fãs de esporte, enfim, é um mundo diferenciado pois todos se consideram família. Tenho certeza absoluta que todos envolvidos de alguma maneira ao nosso mundo Show Radical gosta e acredita no nosso potencial.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livre
Hoje comemoramos 10 anos de sucesso graças a todos vocês que contribuem diretamente e indiretamente para o nosso mercado. Obrigado por acreditarem em quem ama o esporte, vive por ele, e está disposto a fazer de tudo para crescer.

Além do Tiago e de mim, outros profissionais contribuíram muito para que essa marca de 10 anos fosse alcançada, são eles: André Santos, Helamã Braga, Victor Silva, William Miguel e José Luiz da Costa Neto. Agradeço em nome do Tiago, por toda dedicação, amizade, carinho, respeito, compromisso e profissionalismo de cada um por colaborarem diariamente para o crescimento do Show Radical no mercado. Juntos damos um SHOW nas imagens. Parceria fechada sempre.

Ninguém chega a um patamar tão alto quanto o Show Radical sozinho, por isso agradecemos também aos nossos colegas da imprensa, pois sabemos que juntos fazemos a diferença no cenário esportivo. Cada risada, amizade, colaboração, união, junção de ideias e muito mais, faz da nossa classe, a Mídia Especializada em Comunicação Esportiva ficar cada vez mais forte.

Assista ao vídeo documentário dos 10 anos do Show Radical:

O lema de vida do Tiago serve de exemplo para todos nós: Foco na missão, força para lutar e fé para conquistar. Nada é impossível quando se tem Deus na frente. Vamos juntos rumo as próximas conquistas do Show Radical.

Fotos: Arquivo pessoal

Related posts

Loading Facebook Comments ...
Top