Rubinho Valeriano é campeão da Taça Brasil de XCO em Maricá RJ

Destaque grande para os ciclistas Shimano na etapa de Maricá (RJ) da Taça Brasil de MTB XCO, disputada neste domingo (11). O principal resultado veio com Rubinho Valeriano (Sense Factory Racing), vencedor em 1h22min16seg, apenas dois segundos à frente do vice-campeão, Luiz Cocuzzi. Com a vitória, Rubinho somou 30 pontos nos rankings olímpico e mundial. Guilherme Muller (Sense Factory Racing), Daniel Grossi (Team Groove XCO) e Edson Rezende (Caloi Avancini Team) também subiram no pódio, ficando entre terceiro e quinto lugares.


“Muito feliz pelo meu desempenho na prova. Sabia que seria uma competição difícil, pois estamos na pré-temporada e estava muito quente em Maricá. Quando fiz o primeiro ataque, cerca de 20 segundos na frente, tive que parar por causa de um pequeno problema mecânico. Ainda assim consegui me recuperar e, mesmo com câimbras na última volta, pude conquistar a vitória”, destacou Rubinho, ciclista que tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

Outros dois atletas do Shimano Sports Team também completaram a prova na cidade fluminense, ambos no top 10: Wolfgang Soares e Pedro Lage, ciclistas da Caloi Avancini Team, foram sétimo e oitavo lugares, respectivamente. Pedro terminou também como terceiro colocado da categoria sub-23, que teve seu companheiro de equipe Edson Rezende como campeão. O pódio da sub-23 contou ainda com Erick Bruske, na segunda colocação, e os atletas Juliano Cocuzzi e Jefferson Batista, na quarta e quinta posições, respectivamente.

A maior conquista da marca no feminino veio com Karen Olimpio (Squadra Oggi), vice-campeã atrás da vencedora Jaqueline Mourão.


Ainda na elite feminina, Danielle Moraes (Caloi Avancini Team) esteve em ação e terminou em quarto lugar. Hercília Najara e Luma Diniz completaram o pódio entre as mulheres, na terceira e quinta colocações, respectivamente. Além do vice-campeonato no geral, que garantiu a Karen Olimpio 20 pontos nos rankings internacionais, a ciclista subiu outra vez no pódio, sendo a campeã da categoria sub-23.

“Disputei a Taça Brasil de MTB XCO, em Maricá, pelo terceiro ano consecutivo. Depois de uma breve pausa após a ultramaratona Brasil Ride, em outubro, eu ainda tinha essa grande prova no calendário, um circuito que gosto bastante. Foram cinco voltas intensas. Fiz uma largada conservadora, sentindo bastante o ritmo, algo que eu já imaginava”, disse Karen, ciclista que tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

“Durante a primeira volta fiquei intercalando entre a quarta e a quinta colocação. A partir da volta seguinte, fui crescendo e consegui ir ganhando posições até segurar o segundo lugar e assim levei até o final. Cada dia é uma luta diferente. Estou feliz com o desempenho dentro da prova, levando em consideração as condições em que entrei”, complementou Karen Olimpio.

Título na juvenil – Quem também esteve em ação na Taça Brasil de MTB XCO foi a jovem ciclista Giuliana Morgen (Sense Factory Racing). Giugiu, como é conhecida, faturou o título da categoria juvenil após liderar a prova de ponta a ponta. “Vitória em Maricá, que me garantiu o título de campeã carioca em 2018. Feliz por estar com muita força neste fim de temporada. Agradeço a todos da minha equipe e também aos que torceram por mim”, comemorou Giugiu.

Espaço das mulheres – A Shimano dá destaque especial a suas atletas, com releases, postagens em mídias sociais, eventos, entre outras ações de comunicação específica para o público feminino. O objetivo é difundir ainda mais o ciclismo feminino e dar atenção às ciclistas que crescem em quantidade e nível de profissionalismo a cada temporada.

Suporte Neutro Shimano – São Tomé das Letras recebeu neste fim de semana o Desafio GP Ravelli Extreme, prova do tradicional circuito de mountain bike no Brasil. A competição teve o Suporte Neutro da Shimano, apoio técnico aos inscritos, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. O serviço, disponível nas principais competições do País, é feito, a partir deste ano, em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (distribuidor exclusivo da Shimano no Brasil).

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu ao pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!