Home ENTREVISTAS Qual será o futuro dos irmãos RATOS no Motocross Brasileiro?

Qual será o futuro dos irmãos RATOS no Motocross Brasileiro?

Na dança das cadeiras 2019 no Motocross Brasileiro um fato vem chamando a atenção nos bastidores da modalidade, todos os pilotos profissionais do cenário estão apresentado suas novas “casas” e suas possíveis renovações com as antigas equipes e a dupla de irmãos Lima conhecidos nacionalmente como os “Ratos” até o momento estão na incerteza de competir nessa temporada e com grande tendência de uma aposentadoria precoce na carreira dos irmãos, por falta de apoio e oportunidades, falamos com eles e abaixo iremos explicar um pouco como está o momento da família EMG Racing.

Imagem relacionada
Irmãos Lima representando o Brasil no MX das Nações na Inglaterra em 2017!

SR: Primeiramente obrigado, Marcelo Lima “Ratinho” e Eduardo Lima “Dudu” pela oportunidade de trocar essa ideia com vocês, só para começarmos a quantos anos vocês estão no esporte?

Ratos: Muito obrigado por estar abrindo esse espaço pra gente no site Show Radical. Começamos a andar de moto com 5 anos, fazem mais de 25 anos que estamos no esporte!

SR: Qual foi a primeira fábrica no Brasil a dar a oportunidade de vocês pilotarem profissionalmente?

Ratos: O primeiro apoio de fábrica que tivemos foi no ano 2000 com a Yamaha, eu  (Ratinho) tinha sido campeão da 65cc (antiga 60cc) em 99 e eles acharam interessante me dar um apoio em 2000.

Resultado de imagem para ratinho mx
Ratinho Lima defendendo a equipe Honda oficial em 2009!


SR:
Por quantas fábricas e marcas vocês já competiram no Brasil e no mundo?

Ratos: Já estivemos nas três 3 fábricas que hoje tem no Brasil. Yamaha, Honda e por último na Kawasaki. Sempre foi uma grande honra defender todas elas.

SR: O que aconteceu do final da temporada passada para cá, que está ocasionando no possível encerramento precoce da carreira de vocês?

Ratos: Cara, a grande verdade é que de uns anos pra cá está ficando cada vez mais difícil pra gente. Cada ano que passa nosso orçamento vem diminuindo. Ano passado estava muito difícil porque a gente não tinha grana suficiente pra fazer a temporada inteira e a gente chegou a cogitar em parar, mas de última hora surgiu o patrocínio da Brewhood (cervejaria) que nos ajudou muito a concluir a temporada.

Ao todo a família Lima com a dupla dos “Ratos” já ultrapassam os 25 anos de carreira no esporte, sendo ícones da modalidade no Brasil!


SR:
Nesse intervalo da pré temporada algum de vocês isoladamente recebeu a proposta de alguma equipe ou marca, aproveitando o gancho, vocês competiriam separados se houvesse oportunidade ou a proposta só é viável se houver vaga para os dois?

Ratos: Sempre houve a possibilidade da gente competir em equipes diferentes, o Dudu chegou receber uma proposta porém não teve andamento. Na verdade nunca sabemos se eles têm realmente interesse, porque sempre cogitam, perguntam e depois não falam mais nada.

Primeiro MX das Nações da dupla, França 2011!


SR:
Para seguir com a equipe EMG Racing, o que falta e o que é preciso para continuarem com o time próprio na temporada 2019?

Ratos: Grana! Hahaha. Cara, está cada vez mais difícil ter um time próprio. Nosso orçamento perto das outras equipes sempre foi bem inferior. As pessoas às vezes se esquecem de fazer a conta de quanto gasta pra fazer uma temporada. Gasto com treinos durante a semana, manutenção das motos, preparação das motos, preparação física, viagens, combustível, pedágio, multas (inevitável não tomar hoje em dia), mecânico. Enfim, são tantas coisas, que se não tiver um bom apoio fica realmente inviável de fazer.

SR: E por fim se realmente nenhuma proposta for viável, vão parar completamente com as ações no esporte ou planejam continuar em regionais ou com alguma escola de MX, algo do tipo?

Ratos: Não dá pra ficar de fora do esporte. A gente tá com um projeto de abrir uma loja e também estamos com alguns alunos. Se não for competir profissionalmente com certeza vamos aparecer em algumas corridas. Não tem como ficar de fora!

Resultado de imagem para ratinho mx
Uma coisa é certa, desistir eles não vão, pois a família EMG Racing foi formada na superação! Boa Sorte irmãos Lima, vocês fazem parte da nossa história!


SR:
Agradecemos a atenção e a oportunidade de falar com vocês e torcemos para que tudo de certo, pois ficar sem essa dupla poderosíssima do MX nacional na pista vai ser uma grande perda para o nosso esporte, para finalizar o espaço é de você deixem o seu recado!

Ratos: Muito obrigado pela atenção! Fico chateado por sentir que está acabando essa fase na minha vida. Foram muitos anos de dedicação total a esse esporte, as competições. Ganhando e perdendo era sempre mágico alinhar no gate de novo e aguardar ele cair. Agradecemos de coração a todos os nossos fãs, amigos e todos que um dia nos apoiaram nesse esporte. Vocês fazem parte da nossa história. Um grande agradecimento aos nossos pais que sempre estiveram conosco nessa jornada, as nossas esposas também que sempre nos ajudaram nos momentos mais difíceis. Valeu a todos!

Resultado de imagem para ratinho mxSerá esse o fim dos irmão “Ratos” no Brasileiro de Motocross?…

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!