Kawasaki Brasil apresenta as motos 2017

O grande destaque da linha 2017 é a KX250F que vem totalmente reformulada trazendo todas as inovações que a KX450F recebeu em 2016. A nova KX250F é efetivamente mais rápida na pista de motocross do que o modelo anterior.

As mudanças começam pelo chassis completamente redesenhado com uma nova ergometria, mais fina na região do tanque. A frente trouxe uma melhor dirigibilidade com as mesas inferior e superior mais rígidas, como na KX450F.

Outro item de suma importância é o peso, que foi reduzido em cerca de 1,7 kg, com um peso final de apenas 104,5 kg (em ordem de marcha). Esse diferencial facilita ainda mais a pilotagem da KX250F e claro, trouxe um ganho de performance considerável sobre o modelo anterior, tornando-a mais fácil de conduzir e ainda mais potente.


Eduardo Lima piloto oficial da marca no Brasil aprovou o modelo e se surpreendeu com as melhorias da nova KX 250F

Mudanças em todo o posicionamento da moto foram minuciosamente repensadas para uma pilotagem mais segura e agressiva ao mesmo tempo; o tanque de combustível e todo o sistema de exaustão foram rebaixados em cerca de 20 mm para melhorar o centro de gravidade do modelo. O banco também foi redimensionado, garantindo melhor mobilidade ao piloto ao se deslocar para frente e para trás.

A balança da suspensão traseira também recebe as melhorias que fizeram toda a diferença na KX450F, além disso o novo amortecedor traseiro é mais leve, contribuindo para a redução geral de peso da nova KX250F.


Nosso repórter Tiago Lopes, andou no modelo e também se surpreendeu com as alterações de peso e posicionamento, confiram a opinião no vídeo que produzimos dos lançamentos.

Além de tantas vantagens a KX250F é a única motocicleta de produção seriada a oferecer o sistema de injeção dupla e um pistão mais leve com fundo do tipo bridged-box.

Itens de destaque na nova KX250F:

–  Modo de controle de largada, acionado através de um botão no guidão;
–  Ajuste plug-and-play da Injeção Eletrônica, fácil acesso a 3 mapas do motor;
–  Kit de calibração KX FI (acessório opcional), não precisa de PC: liberdade e precisão nos ajustes da Injeção Eletrônica, com mapas pré-carregados incluídos;
– Suspensão dianteira com tecnologia avançada: garfo dianteiro com funções separadas (SFF) Tipo 2, com Mola na direita e Amortecimento na esquerda.A KX250F possui um histórico de vitórias: na extremamente competitiva categoria de motos 250 cc de quatro tempos da AMA Supercross, ela é a que detém mais títulos. Somando-se ao seu altamente renomado motor e sua performance de chassi, os inúmeros itens e tecnologias avançadas inéditas em motocicletas de produção na indústria, oferecem no modelo 2017 um motor mais potente, um quadro significativamente mais leve, e uma melhor e mais estreita ergonomia, fazendo deste novo modelo a mais rápida KX250F até hoje. Na prática, a nova KX250F faz uma volta no circuito em até 1,6 segundo mais rápido* do que o modelo do ano passado (*PIloto Kawasaki em uma pista com tempo de volta de 1:55 min).Assistam ao vídeo que produzimos com todas as novidades durante o lançamento do Brasil:

KX450F 2017   –

A nova KX450F 2017 também foi aprimorada em relação à versão 2016. Com o slogan “a moto que constrói campeões”tem uma pilotagem incrível e um equilíbrio de peso e potência que satisfaz pilotos dos mais variados níveis.
Destaque para as mudanças na mesa (superior e inferior) que tornaram a KX450F mais rígida, ajudando o piloto em curvas oferecendo mais estabilidade.

Na revolucionária suspensão dianteira a ar, as bengalas também foram revisadas melhorando a posição com o chassis e a performance do conjunto.
Para quem já conhece o sistema, é importante mencionar a inversão da posição das válvulas de regulagem de ar para regulagem interna e externa, mas as funções permanecem as mesmas do modelo 2016.
Na parte visual onde muitos sempre esperam mudanças, os gráficos agora vêm moldados diretamente no plástico, uma nova tecnologia que conserva o impacto visual da KX450F por muito mais tempo.
A ECU (Unidade de Controle Elétrico) foi reajustada, trazendo aprimoramento de performance e melhora na distribuição de potência.

O banco tem algumas mudanças interessantes, com um frame mais rígido, proporcionando mais aderência e mais resistência ao apoiar com força nas curvas e saltos em que o piloto sai sentado.

Foi feita uma mudança significativa no espaço entre o link do amortecedor e a balança. Isso ajuda na tração e no funcionamento do link, além de não deixar acumular resíduos do terreno nesse espaço como acontece em muitos outros modelos.

Mesmo após a elogiada reformulação que acabou de recebeu em 2016, a nova KX450F 2017 chega ainda mais segura e competitiva.

KX100 2017  –

A pequena Kawasaki para os futuros campeões. Muitos ídolos do esporte de hoje iniciaram suas vitoriosas carreiras sobre uma KX100. Criadas na medida certa para pilotos que se encontram em pleno crescimento e diferente das demais, a KX100 carrega o mesmo DNA das irmãs maiores, com o mesmo design e agressividade das KX de maior cilindrada.

Na KX100 2017, o visual de moto de equipe de fábrica já chama a atenção dos jovens pilotos, mas além disso, as novidades incluem um novo chassis que garante melhor performance na pilotagem, um motor de 99 cc 2T significativamente mais potente, uma melhor ergonomia com esmero nos encaixes e fluidez das carenagens, um novo assento e um guidão com até 6 posições de regulagem.

Os cubos do eixo da roda nos garfos dianteiros foram revisados e estão 12,5 mm mais curtos, melhorando a performance em curvas.

A suspensão traseira Uni-Trak teve o mecanismo de amortecimento redesenhado para que o amortecedor traseiro permita que a força de compressão possa ser gerada em velocidades menores em seu curso, contribuindo para uma pilotagem mais estável. O novo mecanismo tem 24 cliques de regulagem para a compressão e 21 cliques para o retorno, além da pré-carga livremente ajustável.
Os discos de freio dianteiro e traseiro são em formato de margarida, como nas motos maiores da série KX.
O robusto quadro perimetral, desenhado para se adequar à potência do motor, oferece as vantagens de sua resistência e rigidez torcional, permitindo aos jovens pilotos imprimirem ritmo forte na pista.
As modificações no motor de 2 tempos resultaram em um aumento de potência e torque em todas as faixas de rotação. Os ganhos são tão significativos que o motor pode ser considerado completamente diferente de seu antecessor.

Com estilo de moto de equipe de fábrica, a nova KX100 vem ocupar a posição de entrada na imbatível linha KX, destinada a formar os novos campeões do motocross.

Preços públicos sugeridos: sem frete e sem seguro
KX100 2017 – R$ 29.990,00
KX 250F 2017 – R$ 44.490,00

KX450F 2017 – R$ 47.490,00

– KLX140G, a revolução no off-road de entrada


– Desenvolvida para jovens e adultos, iniciantes e veteranos de ambos os sexos, a KLX140G combina um quadro perimetral rígido baseado na série das KX com suspensão de curso longo e rodas de grande diâmetro (21” na frente e 18” na traseira), e um motor simples e confiável, refrigerado a ar, monocilíndrico de 144 cm3 em um pacote de dimensões perfeitas.

Única a oferecer um motor na categoria de 150 cc com um chassis full-size e extremamente leve, a KLX140G foi feita para proporcionar facilidade e prazer na pilotagem off-road. A potência do motor é fácil de lidar (ideal para pilotos que ainda não se sentem totalmente prontos para uma máquina de 250 cc). Com menos de 100 kg em ordem de marcha, excelente ergonomia, chassi estreito e controles que não exigem grandes esforços, é a motocicleta perfeita para diversão off-road sem limites.


O design agressivo agrada imediatamente aos amantes das trilhas, com o visual inspirado nos modelos de competição da Kawasaki. Outro destaque da KLX140G são os freios a disco nas duas rodas, uma grande vantagem na pilotagem off-road.
Outra vantagem agregada à KLX140G é o sistema de partida elétrica que facilita muito a utilização em longas e cansativas trilhas.
A baixa altura do assento de 860 mm oferece fácil acesso a pilotos a partir de 1,65m. A facilidade de colocar os pés no chão resulta também na facilidade de percorrer terrenos acidentados.

As rodas são grandes como nos modelos maiores, com 21” na dianteira e 18” na traseira. Os novos pneus Pirelli Scorpion MX Extra X que equipam a KLX140G oferecem maior poder de tração em terrenos macios e intermediários, com performance equivalente aos pneus utilizados nas competições de motocross.


Moara Sacilotti, piloto de Rally da Kawasaki Brasil, adorou o lançamento da linha nacional, achou a motocicleta bastante divertida e segura!

O sistema de suspensão é robusto e de curso longo, sendo 33 mm na dianteira e um sistema Uni-Trak na traseira. O quadro leve foi desenhado especificamente para essa categoria, com muitas características herdadas diretamente dos modelos KX de competição.

O sistema de embreagem manual e o câmbio de 5 marchas permite fáceis trocas de marchas. O carburador Keihin assegura a entrega de combustível estável mesmo sob uso pesado off-road.
A grande atenção aos detalhes dos componentes adotados contribuem diretamente na durabilidade, performance e prazer na pilotagem da KLX140G, nas mais variadas trilhas off-road.

– KLX110, mini no tamanho e big na diversão – Fora da confusão e agitação da cidade, até mesmo motocicletas simples podem oferecer um bocado de diversão. Desenhada para jovens a partir de 13 anos e para entusiastas das mini motos, a KLX110 pode carregar pilotos de até 70kg.

Equipada com um potente motor monocilíndrico SOHC de 112 cc, transmissão semiautomática de 4 marchas com embreagem centrífuga e partida elétrica, a KLX110 é garantia de diversão para toda família.
Com estilo de moto de equipe de fábrica, herdada da linha KX de competição, a KLX110 é ideal para despertar uma nova geração de apaixonados pela pilotagem off-road.

KLX450R, para quem está pronto para o máximo em off-road

– Imagine uma máquina de competição off-road equipada com a tecnologia do motor de 4 tempos líder na categoria e o know-how de um chassis testado nas pistas de alta velocidade do motocross.
É exatamente isso que os concorrentes temiam, e o que os fãs da Kawasaki estavam esperando. É isso que a Kawasaki oferece. A KLX450R pegou os componentes chave diretamente da poderosa KX450F para criar a motocicleta mais leve, rápida e potente para competições fora-de-estrada.


Ramon Sacilotti piloto oficial de Rally da Kawasaki encarando um salto de Motocross com a KLX 450R.

O leve e potente motor 4 tempos de 449 cc foi ajustado para oferecer mais torque em baixas rotações, acoplado a uma transmissão de 5 velocidades com relação de marchas bem abrangente – e claro, com partida elétrica. O leve quadro em alumínio foi minuciosamente projetado para ser utilizado nas mais severas condições das competições off-road e tornar mais fácil o seu controle em uma grande variedade de terrenos.


O piloto da MX4, William Guimarães também experimentou todo o torque e potência da KLX 450R.

A concorrência tem toda razão em ficar apreensiva. A KLX450R fecha com chave de ouro a mais completa a linha de motocicletas off-road de alta performance produzida no Brasil. Disponível somente na rede de Concessionárias Autorizadas Kawasaki.

Preços públicos sugeridos: sem frete e sem seguro
KLX110 – R$ 7.790,00
KLX140G 2017 – R$ 12.500,00
KLX450R 2017 – R$ 33.490,00


Diretoria, pilotos, chefes e assessores de competição da marca estiveram presentes na apresentação das novidades.

– A ADRENALINA MX é a concessionária KAWASAKI parceira do site SHOW RADICAL, os interessados podem reservar os seus modelos 2017 da Kawa CLICANDO AQUI! 

Texto e Fotos: Tiago Lopes | Show Radical
Apoio: ADS Productions | Ramon Sacilotti