Energético faz mal pra saúde?… by Dr. Bricio Geraldeli

A pergunta correta não é esta, e sim a quantidade de energético que você ingere diariamente.

Muitos associam energético a doença cardiovascular, porém, as pessoas que obtiveram problemas com o consumo desta de bebida é por que ingeriram uma grande quantidade de uma só vez.

Há meu ver, uma lata com em média 70 a 80mg de cafeína diariamente não faz mal algum, há não ser para uma pessoa que seja realmente muito sensível a cafeína, ou um hipertenso totalmente descontrolado.

Não podemos esquecer que a cafeína pode ser encontrada em outras bebidas ou alimentos como café, chá mate, coca cola e chocolate, onde deve ser somada ao energético para que a dosagem diária não exceda a dosagem recomendada, que seria de 2,5 a 6mg/kg. Eu particularmente, para um iniciante, utilizo uma dosagem abaixo de 2,5mg/kg e vou aumentando aos poucos de acordo com a necessidade.

Podemos citar como benefício do energético:
– Melhora da disposição física e mental,
– Auxilio no processo de desintoxicação,
– Combate os radicais livres por possuírem antioxidantes associados à bebida,
– Melhora geral do metabolismo energético por possuírem vitaminas do complexo B.

O segredo seria a moderação, ou seja, se você quantificou a quantidade de cafeína diária (café, chá mate, coca cola, chocolate e o energético) e não ultrapassou a recomendação de 2,5mg a 6mg/kg, não é portador de nenhuma patologia cardíaca, ansiedade, gastrite, úlcera e insônia, eu não vejo problema algum na ingestão de uma lata de 250ml/ dia com em média 80mg de cafeína. Porém a ajuda de um profissional pode ser interessante para saber se você realmente tem a necessidade da ingestão deste tipo de bebida.

Escrito por: Nutricionista Bricio P. R. Geraldeli parceiro da mídia Show Radical.