Copa Sense Bike e categorias CIMTB Michelin marcam último dia de Maratona 2019

Mais de 700 atletas levantaram poeira nos 42km de prova em Congonhas. Foto: Alemão Silva

O último dia de provas da CIMTB Michelin começou acirrado na cidade histórica de Congonhas em Minas Gerais. A largada da Copa Sense Bike de Amadores, no domingo (18) contou com a participação de mais de 700 atletas divididos nas categorias da CIMTB Femininas (Sub15, Sub17, Júnior, Sub30, Sub40, Sub50 e Over50), Masculinas (Sub15, Sub17, Júnior, Sub65 e Over65) e da Copa Sense Bike de Amadores, E-BIKE, CX (CycloCross), DUPLAS e ULTRA. O ponto de partida localizado em frente à Basílica Bom Jesus de Matozinhos deu início à saga de 42km da Maratona.

Matheus Heliandro dos Santos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na Sub15. O atleta que foi campeão brasileiro de XCO na mesma categoria e usa pneus Michelin, concluiu a prova com com 1h58m52s. O vice-campeão foi Breno Bomtempo Pereira Ronzani com 2h06m01s,  e a terceira colocação ficou para Guilherme Assis Moreira Lino que chegou com 2h14m32s.

A Maratona de Congonhas que é conhecida por oferecer diversos terrenos, desde estradões a single tracks, não intimidou o grande campeão que, apesar da pouca idade, 14 anos, surpreendeu e garantiu também o primeiro lugar geral na categoria  “Com certeza uma prova muito dura e com muitas subidas. Esse ano o obstáculo foi a poeira, ano passado choveu e foi a lama. É assim nunca é fácil, mas estou muito feliz com meu resultado”, contou Matheus.

Na Sub17 Feminina, deu Giuliana Morgen (Sense Factory Racing). A atleta de 16 anos foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada com 2:03:55.235.  A vice-campeã foi Ana Laura Oliveira que chegou com pouco mais de 18 minutos de diferença. A terceira colocação ficou para Camila Andrade. Com o resultado, Giuliana é campeã geral mais uma vez da CIMTB Michelin. “Tentei não errar e comecei a prova com mais calma, dei tudo no final. Tinha muita poeira e teve horas que estava até difícil respirar, mas consegui conquistar minha terceira vitória na Copa Internacional. Sem falar que essa é a prova que eu mais gosto aqui do Brasil, só tenho a agradecer”, ressaltou.

Na PNE, os atletas surpreenderam mais uma vez. O campeão foi José Antônio Pereira concluiu o percurso com 1:58:17.82, seguido de Cicero Lima e Adesio Genesio. O líder da categoria, Bruno Paim, (Corinthians Audax Bike Team) não conseguiu completar a prova, pois estava resfriado. Wanderson Braga concluiu no Top5. “Essa prova é sempre pesada, exige muita técnica e nem sempre é possível terminar. mas com tranquilidade e sabedoria esse ano eu completei e gostei do meu resultado, sempre buscar evoluir a cada ano e não desistir ”, finalizou.

Júnior
Na Júnior a disputa foi realmente grande. Na categoria que os atletas tem entre 17 e 18 anos, um Sprint marcou a chegada dos homens. Foram milésimos de segundos de diferença entre Alex Malacarne (Specialized Racing BR) e Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) que precisou ser verificado no Photo Finish. Alex levou a melhor na Maratona, Gustavo foi o vice-campeão da competição mas manteve a liderança do campeonato e foi campeão geral da categoria Júnior.

Foto: Alemão Silva

Depois dos 42 km de briga entre Gustavo Xavier e Alex Malacarne, Gustavo estava na frente próximo da chegada, mas Alex não entregou e pedalou forte. “Quando acontece um Sprint, nós atletas conseguimos ver alguma coisa, eu imaginei que eu tinha chegado na frente. Fiquei com a impressão e depois confirmei”, contou. Malacarne completou “É uma história especial, já que é a minha primeira vitória na CIMTB, é meu primeiro ano no evento e na Júnior. Foi a primeira da vida e vai ficar marcado especialmente depois dessa disputa”, disse.

Gustavo Xavier sai com o segundo na Maratona e a terceira vitória geral do campeonato. “Foi muito disputada, chegamos no Sprint Final. A prova foi muito dura e este foi meu último treino antes do Mundial no Canadá. Saí muito contente com o resultado e com meu terceiro título do campeonato”, comentou. A terceira colocação foi de Luiz Eduardo Gouvêa (Team Groove/Chaoyang/ASW/Shimano)

Na Júnior Feminina, Julia Leite (Set Mogi Guaçu) levou a melhor, seguida de Laurien Miranda (Groove /Shimano/Chaoyang/ASW) e Iara Caetano Leite (Caetanos Bike). Para a vencedora da Maratona, a prova a favorece, já que segundo ela, tem o perfil para provas longas como XCM. “Eu me senti segura, fiz o que eu treinei e acreditei que daria tudo certo. Foi uma etapa muito dura principalmente por causa das subidas e da poeira. Acabei tendo problema com a terra porque estava sem óculos e machucando o olho. Tive que parar um pouco durante a prova já que não conseguia enxergar muito bem. Mas isso não me impediu e garanti o primeiro lugar”, afirmou.

A vice-campeã Laurien Miranda completou a prova com quase 10 minutos de diferença em relação à segunda colocada e garantiu a vitória geral. “Foi uma prova dura especialmente porque eu estava gripada. Mas, consegui completar e alcançar meu objetivo que era levar a camisa do campeão geral da CIMTB para casa”, finalizou.

Campeões Maratona Copa Sense Bike
Veterano – Roberto Da Silva Leal (Brother Race Team)
Ultra – Daniel Filgueiras Mendes (Centralbike/Farmaciavivaz)
Segurança Pública – Alessandro Rodrigues De Morais (Ciclopower)
Peso pesado – Julio Cezar Souza Duarte (Escolinha Mtb Team)
Master – Humberto Cardoso dos Santos (V3team)
Expert – Andre Zanini Marineti (Avulso)
E-bike – Albert Guinter Erich Morgen Junior (Sense Factory Racing)
Dupla Sub100 – Gilberto e Marcilio Dos Anjos Lacerda (Djows)
Dupla Sub85 – Geraldo Rodrigues da Silva Junior (Bike Sport/ Brother Race Tea) e Joao Erildo Silva
Dupla Sub70 – Danillo Henrique Silva e Edimar Jose Soares (Audaz Bike Team)
Cadete – Gelson Junior Rezende Fernandes
Cyclocross – Caio Melo E Silva Paixão (Metal Bike)
Dupla Mista – Weslley Silva De Resende e Camila Machado De Oliveira (Lagoa Dourada)
Dupla Over100 – Giovani A. V. Mendes e Gilvano Cesar Cagnoni
Dupla Sub60 – Ygor Do Nascimento Castro e Diogo Do Nascimento Castro

Campeões da Maratona categorias CIMTB Michelin
Sub15 – Matheus Heliandro Dos Santos
Sub17 – Lazaro Jesus Moreira (Squadra Oggi)
Sub65 – Emilio Sergio Machado (Ascicam)
Júnior Masc – Alex Junior Malacarne (Specialized Race BR)
Júnior Fem – Julia Leite Braga (Set Mogi Guacu)
Over65 – Niedson Pastor de Albuquerque (Fundação Marcopolo/Brl Distibuidora)
PNE – Jose Antonio Pereira De Araujo
Fem Sub17 – Giuliana Salvini Morgen (Sense Factory Racing)
Feminino Sub30 – Thairine Esteves Teodoro (Brutas Race Team)
Feminino Sub40 – Emiliana Mara Lopes Simões (Verdinhas/Diamantina)
Feminino Over50 – Aneris Machado Rolim Rosa (Mrteam / Mazza Sports)
Feminino Sub50 – Stefanye Lindolfo Da Silva Ferreira (Hoffmannxco/Groove/Taubaté/Mrs Ta)

Campeões Gerais da Copa Sense Bike 2019
Veterano – Ruberlei Casemiro Coutinho
Segurança Pública – Marcelo Barbosa Rocha
Peso Pesado – Mauro Pereira
Master – Claudio Lopes De Brito
Cyclocross – Caio Melo E Silva Paixão
E-Bike – Albert Guinter Erich Morgen Jr
Cadete – Gelson Junior Rezende
Expert – Gustavo De Castro Machado

Campeões Gerais CIMTB Michelin 2019
Super Elite Feminina – Jaqueline Mourão
Super Elite Masculina – Henrique Avancini
Júnior Masculina – Gustavo Xavier De Oliv Pereira
Júnior Feminina – Laurien Miranda Barbosa
Sub15 – Matheus Heliandro Do Santos
Sub17 – Marcelo Antonio Da Silva Jr
Sub 30 – Joao Paulo da Silva
Sub 35 – Danillo Henrique Silva
Sub 40 – Claudio Levi Campolina Altivo
Sub 45 – Marconi Soares Ribeiro
Sub 50 – João Erildo Silva
Sub 55 – Claudio Roberto Alves de Souza
Sub 60 – Marcelo Simas Weinen
Sub65 – Dilermando De Fatima Melo
Over65 – Niedson Pastor De Albuquerque
Fem Sub 17 – Giuliana Salvini Morgen
Fem Sub 30 – Thairine Esteves Teodoro
Fem Sub 40 – Emiliana Mara Lopes Simões
Fem Over 50 – Aneris Machado Rolin Rosa
Fem Sub 50 – Stefanye Lindolfo da Silva

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

Congonhas
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Congonhas é uma das mais tradicionais cidades mineiras e um dos polos de formação cultural de Minas Gerais. Seu complexo mais famoso é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a maior referência do acervo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Localizada a 78 km de Belo Horizonte, a Cidade dos Profetas também possui um valioso circuito de igrejas coloniais e um rico patrimônio ambiental, com o Parque Ecológico da Cachoeira. Além disso, se destaca pelo primeiro museu de sítio do Brasil, o Museu de Congonhas.

CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!