CIMTB: Percursos de Congonhas oferecem tudo o que uma Maratona de qualidade precisa

Percursos de Congonhas oferecem tudo o que uma Maratona de qualidade precisa Desde estradões até single tracks, atletas podem se preparar para se divertirem. Evento acontece nos dias 17 e 18 de agosto. Foto: Thiago Lemos

Quem já correu a tradicional Maratona de Congonhas sabe que o mapa mostra apenas o percurso mas é na prática que as pernas desenham a força. A diversão é garantida com tudo que uma maratona de qualidade precisa: estradas de cascalho, subidas íngremes, single tracks e estradões. O evento acontece nos dias 17 e 18 de agosto com largada e chegada em frente à Basílica Bom Jesus do Matozinhos. Inscreva-se.

Serão dois percursos. Atletas das categorias CIMTB Michelin (exceto Femininas e Masculinas Sub65 e Over65), Dupla Pró e Ultra percorrerão cerca de 62 km no domingo. A largada já começa com a subida de pedra-sabão de frente à Basílica. Logo após, um trecho mais crítico, uma descida longa que vai aumentar a velocidade da prova. Em seguida, o atleta passa pela primeira vez pela área de apoio. Agora, é hora de entrar em uma estrada de calçamento e mais adiante em uma trilha bem divertida. Em seguida, os competidores terão o segundo ponto de água e também o Suporte Neutro Sram, depois de cerca de 10 km, mais um ponto de água. Agora, o atleta passa pela segunda vez na Área de Apoio, dando chance da equipe oferecer uma assistência ainda melhor para o competidor. Agora, é preparar as pernas para a subida até à chegada e o Suporte Neutro Sram se desloca para ajudar os atletas antes da parte final. Neste percurso, são aproximadamente 1.600m de subida acumulada.

Para quem pedala o percurso reduzido, serão cerca de 42 km e tem largada no domingo (18). Os atletas deste percurso também começam em frente à Basílica e já entram na trilha divertida, mencionada acima. A partir de então, o percurso permanece o mesmo em relação às categorias de sábado. Para este circuito, são quase 1200 m de subida acumulada. Pedalam o reduzido todas as categorias da Copa Sense Bike, as categorias Femininas, as Masculinas CIMTB Michelin Sub65 e Over65, as demais Duplas e a Ultra.

Foto: CIMTB

De acordo com o organizador do evento, Rogério Bernardes, este conceito dá mais segurança para os atletas. “Competidores do percurso completo passam duas vezes pela área de apoio, tem ao todo cinco pontos de água e dois pontos de Suporte Neutro Sram. A única diferença em relação ao reduzido, é que eles passam uma vez pelo Ponto de Apoio, mas mantém o número de Suporte Neutro e Água. A única coisa que o atleta precisa é ir, porque ele terá a melhor estrutura que uma competição de maratona pode oferecer”, afirmou Rogério.

Feira
Toda feira estará situada ao longo da Alameda, em frente ao Museu de Congonhas. Lá, os competidores encontrarão as principais marcas de bikes e lojas do seguimento. O mais importante é público e atletas ficarem atentos aos jogos e brincadeiras feitos nos standes dos expositores para ganharem brindes e conhecerem os produtos e show musical.

“É uma ótima oportunidade para ficar antenado nas novidades do mercado. Para lojistas, também tem possibilidades de negociações. É um fim de semana respirando mountain bike”, finalizou o organizador Rogério Bernardes.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

Congonhas
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Congonhas é uma das mais tradicionais cidades mineiras e um dos polos de formação cultural de Minas Gerais. Seu complexo mais famoso é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a maior referência do acervo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Localizada a 78 km de Belo Horizonte, a Cidade dos Profetas também possui um valioso circuito de igrejas coloniais e um rico patrimônio ambiental, com o Parque Ecológico da Cachoeira. Além disso, se destaca pelo primeiro museu de sítio do Brasil, o Museu de Congonhas.

CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!