Avancini e José Gabriel fazem dobradinha no Brasileiro de MTB, em São Paulo

Shimano teve destaque no evento, com outros dois atletas no pódio da elite masculina, Guilherme Muller e Rubinho Valeriano, além do título de Mario Couto na sub-23

O Shimano Sports Team foi mais uma vez destaque no mountain bike nacional neste fim de semana. Na disputa do Campeonato Brasileiro de MTB Cross Country Olímpico (XCO), no Lar Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo (SP), quatro atletas subiram ao pódio da principal categoria do esporte. Enquanto Henrique Avancini (Cannodale Factory Racing) conquistou o tetra na elite masculina, José Gabriel Marques (Team Groove XCO) levou a prata, em seu primeiro ano na elite. Em terceiro e quarto lugares estiveram Guilherme Muller e Rubinho Valeriano (ambos Sense Factory Racing), respectivamente.

Henrique Avancini – Foto: Luís Cláudio Antunes

Além de garantir o quarto título nacional na elite masculina, Henrique Avancini somou sua 13º conquista no Brasileiro de MTB, desde as categorias de base do esporte. “Cruzar a linha de chegada e poder comemorar com a torcida incrível que marcou presença na pista, além de amigos e família, é um sentimento indescritível. Foi o meu 13º título brasileiro e tenho muito orgulho desse resultado. A temporada tem sido fantástica, de muitas realizações. Eu trabalhei durante muitos anos e quando as coisas começam a acontecer com mais naturalidade é super especial.”, contou Avancini.

José Gabriel Marques também teve motivo para comemorar. Após ser campeão sub-23 em 2017, chegou à elite com tudo, completando a prova pouco mais de um minuto atrás do campeão Avancini. “Estar no pódio logo no meu primeiro ano de elite foi bom demais. É uma emoção muito grande. Foram meses de preparação focado no Brasileiro. Terminar a prova com a medalha de prata mostra que estou seguindo o caminho certo”, comentou.

Demais resultados na elite – Outros dois ciclistas Shimano concluíram a prova da elite masculina no top 10: Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing) foi o sexto colocado, seguido de Kennedi Lago (Squadra Oggi), em sétimo. Ainda na categoria, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) foi o 11º.

Mário Couto. Foto: Gustavo Cebo

Mario Couto campeão sub-23 – O jovem Mario Couto, em seu primeiro ano na sub-23, também fez bonito. O ciclista da Sense Factory Racing não deu chances para os adversários e subiu no lugar mais alto do pódio, que teve ainda Edson Rezende (Caloi Avancini Team) em quarto. Companheiro de equipe de Edson, Pedro Lage concluiu em sexto.